domingo, 28 de junho de 2009

O que será do nosso Planeta?

É queridos companheiros do 6º ano, a coisa não está fácil, nosso planeta ainda está resistindo, mas até quando?
Olha só pessoal alguns dados sobre problemas que julgamos sérios mas que são muito mais graves do que nós pensamos:
Mamífero em extinção – Um em cada quatro mamíferos está ameaçado de extinção. É muita coisa, acontecendo isto, a ecologia na Terra irá mudar drasticamente. Vamos pensar no desequilíbrio que isto trará a cadeia alimentar e consequentemente a várias outras espécies. Quando morre o predador a presa tende a multiplicar, se morre a presa o predador tende a também a diminuir. A coisa é muito séria.
Os oceanos estão morrendo – Nos oceanos em todo mundo, existem áreas que estão já desprovidos de toda a vida. São Zonas Mortas caracterizadas pela falta de oxigênio, excesso de nitrogênio de fertilizantes agrícolas, emissões de veículos, esgotos. Desde a década de 60 as zonas mortas duplicaram. E a tendência é continuar aumentando.
Extinção das espécies marítimas – Milhões de pessoas no mundo dependem dos peixes para sua dieta. A cada dia que se passa, mais e mais pescadores aumentam os tamanhos das redes e aumentam a quantidade de peixes retiradas dos oceanos. Se tudo caminhar da forma que está, antes do ano de 2048 todas as espécies pescadas atualmente estariam extintas. É o colapso.
Destruição da floresta tropical – Isto mexe diretamente com o Brasil, se tudo caminhar da forma que está à metade floresta amazônica estará destruída até o ano de 2030. A perda de 60% das florestas tropicais irá acelerar ainda mais o aquecimento global. Estamos mais ou menos a 15 anos do chamado ponto sem retorno.
Descongelamento da calota polar – O ritmo do derretimento da calota polar está caminhando sem precedência e não mostra nenhum sinal de abrandamento. E ainda não foi calculado o impacto que isto vai ter em todo o planeta.
Níveis de CO2 na atmosfera – Os chamados gases do efeito estufa, provenientes dos carros, fábricas, fazendas pecuárias, trarão alterações dramáticas no clima do planeta se permanecerem nos níveis que estão hoje. Até o final do século o aumento da temperatura será superior a 7 graus na média. Mesmo assim muita gente continua negando esta alteração.
Explosão populacional – A nossa multiplicação no planeta é o que de pior pode acontecer. Nós nos multiplicamos muito rápido, e a cada novo nascimento os problemas aumentam, nós consumimos todos os recursos naturais, poluímos ar e água, derrubamos espécies, destruímos habitat naturais, estamos destruindo os ecossistemas com nossas alterações. Até o ano de 1800 foi o tempo que demorou a atingirmos 1 bilhão de habitantes. Isto aconteceu desde o inicio do planeta, ou seja, milhões e milhões de anos. E precisamos de apenas 200 anos para chegar a quase 7 bilhões. São 74 milhões de pessoas a cada ano a mais no planeta.
Sabemos que não são os unicos problemas que enfrentamos atualmente, e isso mostra mais uma vez a necessidade de agirmos e incentivar a ação de todos a fim de buscar pelo menos remediar o que já foi feito.
É pessoal, não devemos ser dramáticos, mas realmente nosso planeta mais que nunca precisa de nós. Assim você e todos devem se questionar: Que planeta estamos criando para nosso futuro e de nossos descendentes? Como eu gostaria que fosse esse planeta? O que fazer para torná-lo melhor?
É queridos reflitam, discutam e respondam esses questionamentos em seu caderno, assim em sala podemos discutir todos os pontos de vista e possivelmente descobrir caminhos para melhorar nosso planeta.
Abraço a todos,
Mauro.

Um comentário:

  1. Leonardo Pereira Leocádio Filho30 de junho de 2009 às 16:03

    Mauro...
    gostei muito do texto "O que será do nosso planeta?",eu também tenho dúvidas sobre isso,será que tudo vai acabar,ou não?Pode acontecer várias coisas com ele...
    Abraços...Leonardo 6ºano B/Tarde

    ResponderExcluir