terça-feira, 7 de julho de 2009

Os sete estados da matéria (6º ano)

Até Einstein iria pirar!!!

É pessoal sabe aquela história dos três estados físicos da matéria? Está ultrapassada. Desde 2003 considerava-se a existência de seis estados físicos possíveis para a matéria, agora já descobriram mais um. Com certeza com a evolução da ciência iremos descobrir novas formas de arranjo para a matéria o que é excelente, pois permite ao homem desenvolver novas técnicas de produção e transferência de energia, além de nos ajudar a entender melhor como é formado o universo.

Olha só os sete estados considerados até hoje:

1º estado: No estado sólido considera-se que a matéria do corpo mantém a forma macroscópica e a posição relativa de sua partícula. É particularmente estudado nas áreas da estática e da dinâmica.
2º estado: No estado líquido, o corpo mantém a quantidade de matéria e aproximadamente o volume; a forma e posição relativa da partículas não se mantém. É particularmente estudado nas áreas da hidrostática e da hidrodinâmica.
3º estado: No estado gasoso, o corpo mantém apenas a quantidade de matéria, podendo variar amplamente a forma e o volume. É particularmente estudado nas áreas da aerostática e da aerodinâmica.

4º estado: O Plasma (ou quarto estado da matéria) está presente principalmente nas televisões de LCD ou cristal líquido, ou ainda chamadas de “TVs de plasma”. Neste estado há uma certa “pastosidade” da substância, que permite uma maior e melhor resposta quando recebe informações decodificadas pelos feixes de luz emitidos pelos componentes da TV. É sabido que qualquer substância pode existir em três estados: sólido, líquido a gasoso, cujo exemplo clássico é a água que pode ser gelo, líquido a vapor. Todavia há muito poucas substâncias que se encontram nestes estados, que se consideram indiscutíveis a difundidos, mesmo tomando o Universo no seu conjunto. É pouco provável que superem o que em química se considera como restos infinitamente pequenos. Toda a substância restante do universo subsiste no estado denominado plasma


5º estado: O Condensado de Bose-Einstein é o quinto estado da matéria, e é obtido quando a temperatura chega a ser tão baixa que as moléculas entram em colapso. O condensado de Bose-Einstein é uma coleção de milhares de partículas ultra-frias ocupando um único estado quântico, ou seja, todos os átomos se comportam como um único e gigantesco átomo.

6º estado: Gás Fermiônico diferentemente do condensado de Bose-Einstein nesse estado as partículas apesar de estarem a baixissimas temperaturas ainda se comportam isoladamente, ou seja, as partículas são solitárias e não se comportam como um condensado perfeito (completamente unidas).
7º estado: Superfluido de polaritons. Trata-se de um material sólido preenchido com uma série de partículas de energia conhecidas como polaritons. Os polaritons foram aprisionados e tiveram sua velocidade diminuída no interior do novo material. Este estado da matéria até agora desconhecido, introduz um método radicalmente novo tanto para mover energia de um ponto a outro, quanto para gerar um feixe de luz coerente - um laser - utilizando uma quantidade muito pequena de energia.
É queridos, a cada dia avançamos mais na busca de novos conhecimentos, e com isso devemos interagir cada vez mais com o mundo que nos cerca e tentar entender todos os fenômenos que acontecem à nossa volta. Considerando esses últimos estados da matéria onde as partículas se mostram muito agregadas tente responder (associando a física e a química que estudamos), como nesses estados a condução de eletricidade é maus intensa?

Pense e associe seus conhecimentos, para podermos discutir suas conclusões em sala de aula. Abraços a todos!
Tio Maurimmm....

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Fique Atento!

É galerinha é muito importante que estejaos bem antenados ao que vem acontecendo em nosso pais e no mundo. Assim olha algumas noticias sobre ecologia fresquinha (de hoje):

Encontro internacional reúne ministros para discutir mudanças do clima
Evento na Groenlândia busca avançar nas negociações globais sobre o novo acordo que vai substituir o Protocolo de Kyoto.
Reunião em Paris debate perda da biodiversidade
Uma das principais causas dessa perda é a destruição dos habitats naturais em decorrência de processos produtivos, que muitas vezes contribuem para o desenvolvimento econômico.
Desmatamento favorece mosquito transmissor da malária, aponta estudo
Cientistas encontraram mais larvas em áreas devastadas. Amostras do inseto foram coletadas em 844 pontos da Amazônia peruana.
Mistura de 4% de biodiesel vai gerar economia de US$ 900 milhões
Estudo feito pela ANP aponta que cada litro da nova mistura reduz em 3% a emissão de gás carbônico. Assim, estima-se uma diminuição anual de 1,2 milhão de toneladas nas emissões.
Califórnia/EUA tem autorização para limitar emissões de CO2
Aprovação coloca em vigor lei contra a poluição de 2004 do Estado que limita emissões de veículos automotores.
Índia vai rejeitar metas de emissão de gás do efeito estufa
O país é um dos maiores emissores mundiais, ao lado da China, Estados Unidos e Rússia.
Polícia e Ibama apreendem animais em operação em MG
Objetivo é verificar documentação de criadouros de animais silvestres. Foram encontrados javalis, pacas, redes e armas.
Mandioca fica mais tóxica com CO2 no ar, sugere estudo
Raiz torna-se mais tóxica e produz menos em um mundo com mais gás carbônico e secas, diz estudo

Vamos nos manter sempre informados, assim podemos entender melhor o acontece em nosso planeta. Para ler as noticias completas e ter informações sobre mais noticias todos os dias, basta acessar:

http://noticias.ambientebrasil.com.br/

Vamos lá então!

Abraços a todos,

Mauroooooooo...