domingo, 10 de maio de 2009

"Vamos refletir"
Dez espécies podem ser extintas nos próximos 10 anosEm breve o Dodô pode ter companhia Por Coco BallantyneA extinção é um processo natural. À medida que a evolução avança, algumas espécies desaparecem, enquanto outras surgem, em uma dinâmica contínua chamada “extinção de fundo”. A história geológica também foi pontuada por cinco grandes “extinções em massa” – declínios acentuados no número de espécies, aceleradas por eventos excepcionais como o impacto de um asteróide ou a mudança no nível dos mares.Atualmente testemunhamos o que alguns especialistas acreditam ser “a sexta onda de extinção”, uma redução das espécies que parece ser trabalho da humanidade. Eles estimam que a taxa atual de extinção é de 100 a 1.000 vezes maior do que a taxa de fundo (outros dizem que é ainda maior, até 10 mil vezes a taxa normal de extinção de fundo).No momento, há 3.071 espécies “criticamente ameaçadas” no mundo, de acordo com a União Internacional de Conservação, também conhecida como União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, em inglês), uma cooperação entre 83 países, 800 organizações não -governamentais e 10 mil cientistas e especialistas dedicados à preservação da biodiversidade na Terra. De acordo com a IUCN, as espécies classificadas como de risco crítico, “correm um risco extremamente elevado de extinção na natureza se a pressão sobre eles não for reduzida”.
Este texto foi retirado do link abaixo, onde você encontrará também uma demostração das 10 espécies mencionadas.
Leia e pense, principalmente no fator destacado no texto.
"trabalho da humanidade"
Acho que podemos melhorar esse quadro, e você?
Discutam e participem desse questionamento.
Abraços,
Mauro.

sexta-feira, 8 de maio de 2009


Para os alunos do 7º ano:


Precisamos melhorar a visão que possuimos sobre a estrutura e composição das células. Assim encontrei um vídeo interessante que mostra a visão da célula e 3D e também a estrutura e função das organelas presentes nas células eucarióticas.

O vídeo irá te ajudar a melhorar o entendimento sobre a organização celular, o que é fundamental para que aprofundemos cada vez mais no estudo da Citologia.

O link do vídeo é este:



Acessem e associem seus conhecimentos ao visto no video.


Abraços e sucesso nos estudos,


Mauro.

Para os alunos do 6º ano:


Buscando conhecer melhor como são montadas as cadeias alimentares e como ocorre o fluxo de energia nos ecossistemas, estou disponibilizando para vocês um link muito interessante que mostra como a energia flui a cada nível trófico de uma cadeia alimentar e também como é organizada uma cadeia em produtores, consumidores e decompositores.


O link está aí:




Agora acessem e relacionem a animação com o que você estudou em sala de aula e busque responder o questionario abaixo:


1) Por que a vaca é considerada um consumidor primário?


2) O que aconteceu com a quantidade de energia ao longo da cadeia alimentar? justifique.


3) Qual a origem de toda a energia que foi distribuída nessa cadeia alimentar?


4) Qual o grande papel dos decompositores em uma cadeia alimentar?


obs.: Copiem esse questionário e respondam em seus cadernos para fixação em sala de aula.


Abraços a todos e bons estudos,


Mauro.
Para os alunos do 8º ano:

Vamos entender um pouco mais sobre histologia animal!!!!!!!!

Estou disponibilizando para vocês os links de dois atlas de histoloia virtual visando facilitar a identificação de tecidos que fazemos em laboratório. Espero que vocês utilizem bem o recurso, analisando os tecidos antes de nossas aulas práticas. Assim sua compreensão sobre o que será visualizado na escola será melhor.
A cada aula eu pedirei que vocês identifiquem algumas lâminas desse Atlas.
Os links seguem abaixo:
1º link: traz a visão das lâminas e uma breve descrição do que está sendo mostrado. Nesse link dê enfoque à descrição e tente identificar as estruturas, entretanto a visão das lâminas nem sempre é muito clara.

2º link: traz lâminas bem visíveis que apontam cada uma das estruturas importantes com marcadores, entretanto não apresenta a descrição do primeiro atlas. A visualização é melhor assim será o link que vocês devem utilizar mais, pois nosso objetivo é justamente facilitar a identificação de tecidos.
Acessem os links e facilitem seus estudos.
Abraços a todos e boa sorte......

Mauro.